Geral

Moraes determina prisão caso Nikolas Ferreira e apoiadores se aproximem da Papuda, onde Bolsonaro está preso

Sim — o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que acampamentos, manifestações e permanência de apoiadores nas imediações do Complexo Penitenciário da Papuda, incluindo a área conhecida como “Papudinha” onde o ex-presidente Jair Bolsonaro está preso, sejam retirados imediatamente e proibidos. Quem descumprir essa ordem pode ser preso em flagrante pela polícia, segundo a decisão judicial. 

Motivo da decisão

  • A medida foi tomada a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alertou para riscos à segurança do sistema prisional e a possíveis pressões sobre o Judiciário se os atos continuassem no entorno da Papuda.  
  • O texto faz referência às manifestações golpistas de 8 de janeiro de 2023, apontando que a repetição de acampamentos próximos a áreas sensíveis pode ameaçar a ordem democrática.  

Inclui a marcha de Nikolas Ferreira?

A decisão cita a chamada “Caminhada da Paz” organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e seus apoiadores, que vinham marchando desde Minas Gerais em direção a Brasília com a intenção de fazer protestos ao chegar. A ordem impede a permanência ou formação de acampamentos perto da Papuda e autoriza a prisão em flagrante de quem resistir a essa determinação judicial. 

Como ele respondeu

Nikolas Ferreira afirmou que sua marcha está sendo organizada dentro das normas legais e disse que o ponto principal do ato seria na Praça do Cruzeiro em Brasília, fora do perímetro de segurança proibido pelo STF.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais